quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Aulas de Artes no infantil II da Profª Fabíula

Neste segundo semestre em nossas aulas de artes procuramos promover a aprendizagem das crianças através do contato e releitura de algumas obras, desta forma juntos tivemos momentos únicos e muito ricos de aprendizagem.


Como etapa de sondagem espalhamos diversas obras penduradas pela sala como em uma exposição e deixamos as crianças observarem livremente, ao mesmo em que procurávamos questioná-las sobre o que elas estavam observando. Elas ficaram fascinadas com tantas imagens diferentes!





Então começamos a fazer algumas releituras...
''O vendedor de frutas" de Tarsila do Amaral.













O "Abaporu" também da artista Tarsila do Amaral.








Em roda observamos melhor a imagem da obra de Tarsila Amaral "A Família" e em seguida identificamos as fotos das nossas famílias...




Então, com a técnica de anilina diluída em água as crianças deram um colorido especial para as imagens das suas famílias.







Conhecemos melhor a obra de Van Gogh "Doze girassóis numa jarra" e procurando recriar a obra de maneira concreta, plantamos doze sementinhas de girassóis...  








E não é que depois de algumas semanas elas começaram a germinar e ganharam vida ♥♥♥
Nossos pequenos ficaram encantados com esse momento!



Em seguida transferimos todo nosso conhecimento para o papel, utilizando as mesmas cores que Van Gogh pintou sua obra e ao final colando sementinhas para dar um toque especial.





Na obra "Meninos soltando pipa" de Cândido Portinari, pegamos sacolas plásticas e fomos para a pista brincar de pipa.







Em seguida as crianças confeccionaram a releitura da obra fazendo pipas com palitos de picolé.











E pra finalizar essa sequência didática ouvimos a história "O homem que amava caixas" de Stephen Michael King e conversamos sobre o que eles mais amavam nessa vida...




Como na história o homem amava caixas de todos os tipos, as crianças tiveram de pintar tudo aquilo que elas mais amavam dentro de uma caixa de pizza.







"A arte diz o indizível, exprime o inexprimível e traduz o intraduzível."
Leonardo da Vinci

Beijos com carinho,
Professoras Fabíula e Pâmela

Nenhum comentário:

Postar um comentário