quinta-feira, 16 de março de 2017

Nome Próprio - 2º Período A e D - Prof. Nay


A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.

Para iniciar o assunto NOME PRÓPRIO a professora leu a história da Rosita!


É a história de uma menina que tinha um nome muito grande...


Depois da história a professora preparou uma caça ao tesouro, mas esse tesouro não era ouro não, eram nossas fichas de chamada!







Foi muito divertido!!






Só podia pegar o tesouro se fosse o seu nome!!









Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas a começar pelo nome."





 O nome próprio escrito ou a assinatura é parte da pessoa, de sua identidade. Através da escrita do mesmo, o aluno descobre algumas das funções da escrita em geral, como a de identificar objetos, lugares, etc.












Após recebermos nossas fichas de chamada e iniciarmos a escrita do nosso nome, na roda de conversa apresentamos uma TAREFA muito especial...

Por que eu me chamo assim?
Quem escolheu esse nome pra mim?












As crianças adoraram compartilhar essas curiosidades com os amigos!!









A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva. 

Beijinhos e até a próxima...
Prof. Nay!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário