quinta-feira, 1 de junho de 2017

Construção da Escrita - 2º período - Profª Nay


 Para que as crianças tenham a capacidade de descobrir o caráter simbólico da escrita, é necessário proporcionar-lhes situações em que a escrita se torne elemento de seu pensamento.
Emília Ferreiro

Iniciamos as atividades com o alfabeto a partir de um vídeo muito divertido que assistimos na brinquedoteca... 


Depois realizamos uma atividade em grupo onde era preciso montar o alfabeto na ordem correta!
Foi muito divertido!!








Em sala realizamos várias atividades sobre o alfabeto na apostila!!









Na roda de conversa a professora apresentou as 5 amigas que estão no alfabeto e nos ajudam a escrever as palavras... nossas vogais!!

A  E  I  O  U



Em pequenos grupos exploramos os livros das vogais... 






E cada grupo apresentou sua vogal para os demais colegas!!









A linguagem  oral  e  escrita,  não  se  dá naturalmente, nem magicamente, mas, por meio da qualidade das interações que são estabelecidas  entre  criança  x  criança;  criança  e  adultos;  criança  e  os  materiais  de leitura.
Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2013, p. 101 - 102)







Também nas aulas de informática aproveitamos para aprender ainda mais sobre as vogais, com um joguinho muito divertido!!




A inserção dos diversos gêneros textuais na aprendizagem da criança favorece o desenvolvimento da leitura e da escrita, bem como criar momentos diversificados utilizando recursos variados onde a construção do conhecimento seja favorecida, com o apoio da ludicidade.








Vivenciar a língua é estabelecer cotidianamente múltiplas interações.

Até a próxima!!
Beijinhos 
Profª Nay

Nenhum comentário:

Postar um comentário