segunda-feira, 5 de junho de 2017

"Trabalhando as vogais" 2º Período B e C Professora: Nany Ferreira

VOGAIS!

As vogais são o começo do processo da descoberta tanto da escrita como da leitura.
As crianças nesta faixa etária estão preocupadas em compreender o mundo que as cercam e devemos possibilitar a elas conhecerem o mundo da leitura e escrita de forma prazerosa.

Resultado de imagem para imagens das vogais






A Sequência Didática das vogais foi pensada, partindo dos questionamentos apresentados pelas crianças, quando utilizamos os livros, vamos à biblioteca, "Nany, que letra é essa?". Assim, de maneira lúdica e com materiais concretos as crianças puderam conhecer as vogais e perceber a presença destas no cotidiano.






Resultado de imagem para imagens das vogais













É importante ensinar as vogais de forma divertida, vogal por vogal e sem muita pressa. Em primeiro momento apresentei para as crianças uma vogal de cada vez, e não precisou ser as vogais na ordem a, e, i, o, u. Em seguida as vogais que a criança tem em seu nome, assim cada criança foi identificando facilmente em etiquetas de seu material escolar e em outros diversos momentos.




Nesta atividade exploramos o nome próprio e as vogais que compõe, após a observação e exploração, as crianças circularam somente as vogais que aparecem em seu nome.





Resultado de imagem para imagens de vogais




Resultado de imagem para projeto sobre as vogais na educação infantil



"A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças, pois é nessa fase da vida que estamos prontos a aprender o que é ensinado. Para que o processo de alfabetização alcance seu objetivo, é preciso que a criança tenha familiaridade com o mundo dos textos"


Imagem relacionada




"É na Educação Infantil que as crianças recebem informações sobre a escrita, quando brincam com as sonoridades das palavras, reconhecem as semelhanças e diferenças, manuseia todo tipo de material escrito como revistas, gibis ou livros, obtendo assim o contato com as primeiras letras. E o projeto desenvolvido aproxima e apresenta os alunos ao processo de alfabetização" 



Resultado de imagem para imagens de vogais



Ao longo da Sequência Didática as crianças demonstravam interesse e satisfação ao realizar as atividades propostas.



Resultado de imagem para imagens de vogais










"É gratificante ao término de uma Sequência Didática ver o resultado concreto através das ações e envolvimento de cada criança, desenvolvendo assim não apenas o conhecimento pedagógico ao identificar as vogais, mas também sua oralidade, percepção visual e espacial, bem como suas vivências no dia-a-dia."

Resultado de imagem para imagens de vogais



"Foi um momento muito agradável e construtivo para os nossos alunos, que a partir desse momento prazeroso puderam concretizar o conhecimento adquirido com a prática"

Até a próxima!

Beijinhos com carinho

Professora: Nany
Resultado de imagem para imagens de vogais

Nenhum comentário:

Postar um comentário