sexta-feira, 1 de setembro de 2017

" Semana do Folclore" 2 º Período B e C Professora: Nany Arent

FOLCLORE...

Resultado de imagem para folclore nany ferreira

  Você sabe o que significa Folclore?

 Afinal de contas, de onde veio essa palavra? Em 22 de agosto de 1846, a palavra folclore foi criada pelo inglês William John Thomas vinda de Folk, que significa povo e Lore, que significa conhecimento. Folclore é, então, o conjunto de conhecimentos, tradições, provérbios, superstições e crenças de um povo. 

Nossa turma curtiu muito trabalhar essa riqueza e conhecer ainda mais sobre seus costumes, lendas!

Vamos Conferir?




Iniciamos a semana conversando um pouquinho sobre o tema, trava-línguas, lendas, músicas entre outros. Partimos então para a confecção do livro de Trava-línguas.




A capa do livro foi enfeitada com lantejoulas, as crianças usaram  pinças para ajudar na colagem, trabalhando e estimulando a coordenação motora fina.



A coordenação motora fina trata dos movimentos realizados pelas mãos e dedos e também de sua ligação entre a mão e o olho, a coordenação viso-motora. Esse desenvolvimento é de grande relevância para a escrita e necessita que a criança tenha boa tonicidade muscular nos membros superiores e inferiores.












Ficou muito lindo!





Trabalhamos coletivamente na construção de um cartaz com as quatro Trava-línguas, cada grupo ilustrou uma.



Trava-Línguas...

O que são?

Podemos definir o trava-línguas como frases folclóricas criadas pelo povo com o objetivo lúdico (brincadeiras). É um desafio de pronúncias, as crianças amam trabalhar com elas, são frases difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas e devem ser faladas rapidamente, mas muito divertidas também.




































As crianças mostram um enorme interesse pelas lendas, mas é, principalmente, na hora das brincadeiras que o folclore exerce maior fascínio. Exatamente por isso, o mês de agosto foi repleto de atividades com os personagens folclóricos, apresentação de músicas, muitos jogos e brincadeiras.





No dia do Folclore "22 de Agosto" tivemos a honra de apresentar para os demais amigos da escola infantil  as trava-línguas e tudo o que aprenderam sobre o rico tema. 






Tivemos também a presença do personagem folclórico "Boi de mamão". As crianças cantaram uma música e dançaram alegremente. 
Resultado de imagem para imagens de folclore










Resultado de imagem para imagens de folclore

Parabéns crianças, pela dedicação e belo trabalho!

Beijinhos;

Professora: Nany 


Nenhum comentário:

Postar um comentário