quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Semana Lixo Zero - 2º período A e D - Prof. Nay




Uma semana cheia de conscientização!!
Iniciamos com a leitura do livro ...


Durante a história debatemos muito sobre o tema, com ideias e experiências vividas por cada um!

Depois iniciamos a construção de Planetas Terra!







Na roda de conversa a professora apresentou o símbolo da RECICLAGEM, ele está presente na maioria dos produtos que consumimos!


Abrimos nossas lancheiras para conferir e encontramos vários produtos com este símbolo!


Depois colorimos, recortamos e escrevemos um pouquinho sobre o símbolo da reciclagem!














Aprendemos também que existem lixeiras com cores específicas que tem este símbolo, elas servem para descartar materiais recicláveis diferentes!

Mãos a obra! É hora de colorir nossas lixeiras!











Durante três dias separamos todos os objetos que eram recicláveis durante os nossos lanches!!
O resultado foi MUITO lixo!!

Em sala descobrimos qual o material de cada embalagem e depois separamos conforme a cor de descarte.
















Foi muito divertido!!



Para finalizar essa semana tão intensa para nossos pequenos tivemos uma pequena palestra sobre a importância de separar o lixo, reciclar,descartar nos lugares corretos,entre tantas outras formas de cuidar do nosso Planeta. Também realizamos a pintura de SACOLAS RETORNÁVEIS,pois...

Entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas são consumidas em todo o mundo anualmente. No Brasil, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora! Achou muito? A natureza também.
Sacolas plásticas não são o maior vilão do meio ambiente, mas o seu consumo excessivo é. As sacolinhas, tão práticas e gratuitas, têm um alto custo ambiental: para sua produção são consumidos petróleo ou gás natural (ambos recursos naturais não-renováveis), água e energia, e liberados efluentes (rejeitos líquidos) e emissões de gases tóxicos e do efeito estufa. Depois de usadas, muitas são descartadas de maneira incorreta, aumentando a poluição e ajudando a entupir bueiros que escoam as águas das chuvas ou indo parar nas matas e oceanos, sendo ingeridas por animais que morrem sufocados ou presos nelas. Pouquíssimas chegam a ser recicladas.





Consumir sacolas plásticas de maneira consciente significa refletir antes de aceitar uma sacolinha. A compra é pequena? Será que não cabe na sua bolsa ou bolso? Você já tem uma sacola retornável? Que tal adquirir uma e economizar 6 sacolinhas plásticas? Está certo que reutilizamos as sacolinhas plásticas como sacos de lixo, mas pense bem: você não pega muito mais sacolinhas do que realmente precisa?








A atitude responsável de cada um faz enorme diferença para a qualidade de vida de todos.



















Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos deixar um mundo melhor para nossos filhos e os filhos de nossos filhos!

Beijinhos 
Com carinho
Prof. Nay !



Um comentário:

  1. Foi realmente um trabalho rico, de muito significado. O aprendizado foi consolidado. Parabéns Professoras!! O André trouxe muita informação sobre a reciclagem. :*

    ResponderExcluir