terça-feira, 24 de maio de 2011

FAZENDO ARTE: DENTE EM GARRAFAS PET

             



    Durante a pintura do dente aproveitamos para conversar sobre as formas que os dentes possuem; o dente que confeccionamos é o dente molar. Em uma história contada anteriormente chamávamos este dente de KIKO, muitas crianças o relacionou com este, dizendo que:
- É usado para amassar a comida;
- Ele é cheio de montanhas e rios (afinal é este o aspecto do fundo da garrafa; o que na realidade seriam as cúspides e sulcos presentes na superfície dos dentes);
- É "grandão".





    Trabalhar com pincel e tintas... criar, imaginar, descobrir o mundo através da arte. A felicidade ajuda no aprendizado que se faz de maneira descontraída!




    Uma atividade cheia de emoção para as crianças.
Elas se sentem envolvidas e conhecem um pouco mais sobre nossos dentes.
Aprenderam que o dente possui duas partes: 
- COROA: parte branca, podemos ver pois fica para fora da gengiva.
- RAÍZ: não podemos ver, fica dentro da gengiva e serve para segurar o dente, deixando-o firme.

                     

    Depois de pintar os dentes, pedimos às crinças que retratassem, no fantoche, como elas achavam que os dentes delas estariam.
O resultado foi maravilhoso: todos os dentinhos de leite do infantil estão bem cuidados!
 












 Com as turmas do Infantil V, aproveitamos o momento para ensiná-los que estão iniciando a época de troca de dentição. Como foi explicado, a raíz do dente serve para segurá-lo firme na gengiva mas quando o dente de leite se solta não há raíz.
Veio a explicação: o dente permanente é muito guloso, ele se alimenta da raíz do dente de leite para ficar forte e nascer rápido. (obs: a reabsorcão da raíz é um processo fisiológico e ocorre naturalmente na época das trocas).
Quando o dente está molinho é hora de tirá-lo, algumas crianças já iniciaram a troca e puderam enrriquecer o aprendizado de toda a turminha comentando o ocorrido.   
   



Chegamos ao fim de mais um relato, aguardem as próximas novidades!
Um abraço da Drª Heliana.
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário