terça-feira, 24 de maio de 2011

UM POUCO DO NOSSO COTIDIANO


A ESCOLA INFANTIL É UM ESPAÇO DE INTENCIONALIDADE, ONDE TODAS AS ATIVIDADES SÃO PLANEJADAS E PENSADAS VISANDO O DESENVOLVIMENTO GLOBAL E O BEM-ESTAR DE NOSSOS PEQUENOS ALUNOS.
HOJE FAREMOS UM "MERGULHO VIRTUAL" NO COTIDIANO DE NOSSA SALA DE AULA PARA QUE TODOS POSSAM CONHECER E ENTENDER AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. 
ESPERO QUE TODOS GOSTEM DE FAZER ESSA VIAGEM COM A GENTE!





A CHEGADA:


QUANDO NOSSOS ALUNOS CHEGAM NA ESCOLA, ANTES DO HORÁRIO DA ENTRADA DA PROFESSORA QUE É ÁS 13:30, ELES SÃO RECEPCIONADOS, POR UMA MONITORA NA SALA DE PLANTÃO.
ESSE MOMENTO QUE PODERIA SER INTERPRETADO SÓ COMO MOMENTO DE ESPERA, NA VERDADE É UMA RICA OPORTUNIDADE PARA INTEGRAÇÃO COM OS ALUNOS DA OUTRA SALA, COM OUTROS PROFISSIONAIS DA INSTITUIÇÃO E TAMBÉM DÁ AO ALUNO A CHANCE DE CONHECER E EXPLORAR  UM AMBIENTE DIFERENTE DA SUA SALA DE AULA.
VALE RESSALTAR QUE AS BRINCADEIRAS NESSE MOMENTO, SÃO ORGANIZADAS DE FORMA A NÃO "AGITAR" AS CRIANÇAS, PARA QUE CHEGUEM EM SALA TRANQUILAS E DISPOSTAS .




O INICIO DAS ATIVIDADES EM SALA:

APÓS RECEBIDOS PELA PROFESSORA, SEGUIMOS UMA ROTINA QUE VISA ORGANIZAR NOSSA TARDE. OS ALUNOS ENTREGAM AS AGENDAS, PARA QUE A PROFESSORA POSSA CONFERIR RECADOS ENVIADOS PELOS PAIS, E COLAR BILHETES.
AH!!!!AQUI VAI UMA DICA MUITO IMPORTANTE PARA TODOS OS PAPAIS E MAMÃES: É MUITO IMPORTANTE QUE TODOS OS BILHETES DA AGENDA SEJAM ASSINADOS PARA QUE A PROFESSORA POSSA TER CERTEZA QUE A COMUNICAÇÃO ENTRE "FAMILIA E ESCOLA" ESTEJA EFICIENTE. 
ENQUANTO A PROFESSORA OLHA NOSSAS AGENDAS E GUARDA OS LANCHINHOS, QUE DEVEM SER REFRIGERADOS, OS ALUNOS TEM A OPORTUNIDADE DE BRINCAR LIVREMENTE PELA SALA, COM BRINQUEDOS E AMIGOS DE SUA ESCOLHA.




NESSE MOMENTO DE BRINCADEIRA LIVRE, A PROFESSORA TEM A OPORTUNIDADE DE OBSERVAR VÁRIOS ASPECTOS DOS ALUNOS: SUA CAPACIDADE DE INTEGRAÇÃO COM O GRUPO, SUAS PREFERÊNCIAS, A CAPACIDADE DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E O DESENVOLVIMENTO NAS DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO QUE SÃO TRABALHADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.






A RODA DE CONVERSA:

A RODA TAMBÉM É UMA ATIVIDADE DIÁRIA. APÓS O MOMENTO DE BRINCADEIRA LIVRE, NÓS SENTAMOS EM CIRCÚLO E DISCUTIMOS O QUE IREMOS FAZER NAQUELE DIA: QUAIS SERÃO AS AULAS EXTRAS, EM QUE PARQUE BRINCAREMOS, OS MATERIAIS QUE UTILIZAREMOS PARA NOSSAS ATIVIDADES, ETC...

A RODA É UM MOMENTO NO QUAL TODOS TEM OPORTUNIDADE DE FALAR. 
MUITOS ALUNOS GOSTAM DE RELATAR AO GRUPO EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS, TIRAR DUVIDAS SOBRE ALGO QUE ESTAMOS ESTUDANDO OU ATÉ MESMO DÚVIDAS QUE ESTÃO "ALHEIAS AO ESTUDO DO MOMENTO": FATOS QUE VIRAM NA TV, NO CAMINHO ATÉ ESCOLA, ETC.


ATIVIDADES PEDAGÓGICAS: 

ENTENDEMOS COMO ATIVIDADE PEDAGÓGICA A SIGNIFICAÇÃO SOCIAL DO EDUCADOR QUE  É JUSTAMENTE PROPORCIONAR CONDIÇÕES PARA QUE OS ALUNOS APRENDAM, OU MELHOR, ENGAJAM-SE EM ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM. PARA TANTO,  O PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR ORGANIZAR SITUAÇÕES PROPICIADORAS DA APRENDIZAGEM, LEVANDO EM CONTA OS CONTEÚDOS A SEREM TRANSMITIDOS E A MELHOR MANEIRA DE FAZÊ-LO.  
O PROFESSOR É, PORTANTO, O MEDIADOR ENTRE O CONHECIMENTO E O ALUNO, ENTRE OS PRODUTOS CULTURAIS HUMANO-GENÉRICOS E SERES HUMANOS EM DESENVOLVIMENTO. TANTO VIGOTSKI (1988) COMO LEONTIEV (1978), ENFATIZAM O CARÁTER MEDIADOR DO TRABALHO DO PROFESSOR (ADULTO RESPONSÁVEL OU CRIANÇA MAIS EXPERIENTE) NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS PRODUTOS CULTURAIS.
NA NOSSA ESCOLA O ATO PEDAGÓGICO ACONTECE DAS MAIS VARIADAS FORMAS: POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO, DA EXPLORAÇÃO, DO REGISTRO GRÁFICO E ARTISTICO, ENTRE TANTOS OUTROS.

PROCURAMOS PENSAR SEMPRE NO NOSSO ALUNO COMO UM SER AMPLO DE POTENCIALIDADES, NECESSIDADES E UM GRANDE EXPLORADOR POR NATUREZA. POR ISSO, O ATO DE ENSINO / APRENDIZAGEM VAI LITERALMENTE ALÉM DAS PAREDES DA SALA DE AULA.
.

É AQUELA VELHA MÁXIMA " O QUE OUVI LEMBRO, O QUE FIZ SEI".




    NÃO PODEMOS NUNCA DESCONSIDERAR QUE MOMENTOS QUE APARENTEMENTE PARECEM APENAS RECREATIVOS COMO O PARQUE, A BRINCADEIRA, O MANUSEIO DE LIVROS, A APRECIAÇÃO DE DESENHOS EDUCATIVOS, QUANDO BEM PLANEJADOS E COM OBJETOS CLAROS E DEFINIDOS PELO PROFESSOR, SÃO RICAS FONTES DE APRENDIZAGEM PARA NOSSAS CRIANÇAS.







               





     



    ATIVIDADES GRÁFICAS E ARTISTICAS:


    AS ATIVIDADES GRÁFICAS E ARTÍSTICAS SÃO FEITAS DAS MAIS VARIADAS FORMAS (INDIVIDUIAS OU COLETIVAS). PROCURAMOS SEMPRE VARIAR  OS MATERIAIS UTILIZADOS E AS TÉCNICAS EMPREGADAS PARA AMPLIAR A GAMA DE ESTÍMULOS, E DESENVOLVER, DESSA FORMA, AS DIFERENTES POTENCIALIDADES DOS ALUNOS.






     




        









                           







     TODOS OS DIAS NOSSO MAIOR OBJETIVO É QUE NOSSO ALUNOS VOLTEM PRA CASA MAIS FELIZES!
    UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA
    PROFESSORA ADRIANA T. S. ROMANI
     

    

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário