segunda-feira, 30 de abril de 2012

A Construção da Escrita - Inf. V - Profª Juliana

Vivemos numa sociedade letrada, onde apenas a alfabetização não suporta mais as inforormações das quais as crianças tem acesso, precisamos do letramento. 
Esse letramento acontece quando a criança percebe a função social da escrita. O primeiro contato da criança com a escrita em sua função social, é através do nome próprio. Por isso, realizamos diversas atividades relacionadas ao nome, onde a criança pode realizar a reflexão a partir da escrita do mesmo.

Escrita do nome no balão, para brincarmos livremente sem a preocupação de perdê-lo, pois cada um pode identificar o seu...



Escrita do nome nas atividades e na apostila.


Montar o nome utilizando letras móveis... enfim, a escrita do nome aparece em vários momentos da nossa rotina.


Propusemos então, a confecção da lista telefônica da nossa turma, para que a criança avance nos estágio da construção da escrita, através da relfexão sobre a escrita do nome dos amigos. Esse trabalho iniciou com uma roda de conversa, onde abordamos questões relacionadas a esse recurso: qual a sequência de uma lista telefônica? Para que ela seve? O que ela deve conter?
Em seguida, iniciamos a sua confecção e as crianças estão super empolgadas, contando as letras do alfabeto para chegar a vez de ser o seu nome...


Em breve os familiares poderão conferir de pertinho o resultado desse trabalho!
Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário