quarta-feira, 7 de maio de 2014

Brincar é Aprender! Inf. IV e V (Período Integral) - Profª Ana Carolina


No Período Integral a brincadeira não é apenas diversão, é pura “aprendizagem”. Afinal, quando a criança brinca, entra em um espaço imaginário que lhe possibilita uma maravilhosa experiência de criar e recriar a realidade a partir de sua fantasia e imaginação. É através do “faz de conta”, que a criança assimila a realidade e se apropria do “mundo real”.

  

Então, aproveitamos cada segundo para brincar e mergulhar no mundo da imaginação, carregando nossa vida de experiências e sensações que favorecem um desenvolvimento harmônico e prazeroso.  


  
A brincadeira não é uma atividade que a criança já nasce sabendo. Brincar implica troca com o outro, trata-se de uma aprendizagem social.


      Parece brincadeira, mais o assunto é sério. Através do lúdico são desenvolvidas habilidades necessárias para a vida escolar e social:
- Criatividade; 
- Resolução de Problemas;
- Colaboração;
- Socialização;
- Equilíbrio;
- Autocontrole  






"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem"
(Carlos Drummond de Andrade)


Nenhum comentário:

Postar um comentário