segunda-feira, 27 de abril de 2015

Dia do Índio no Infantil II - Profª Fabíula

Por que comemoramos o Dia do Índio?

"Eles fazem parte de nossa história e têm muito a nos ensinar.
Mas, justamente por serem importantes, foi reservada uma data no calendário anual para comemorar o Dia do Índio, que é 19 de abril.

É que nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco." (SMARTKIDS, web)

A celebração do Dia do Índio tem como propósito a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações europeias no continente americano.


Para iniciar o assunto primeiramente realizamos uma roda de conversa com o objetivo de instigar os conhecimentos prévios das crianças:
- Quem são os Índios?
- O que eles fazem?
- Onde vivem?

Ilustramos nossa conversa com imagens atuais e antigas dos índios, seus costumes e sua cultura.



Após a conversa construímos um cartaz com as imagens.







Durante nossa conversa aprendemos que os Índios que confeccionavam seus próprios utensílios, desde: diferentes adornos, roupas, ferramentas e utensílios domésticos muitos deles feitos de cerâmica.
A partir dessa informação exploramos um material novo, a argila.




"A arte de barro é uma atividade milenar existente há mais de 3.000 anos antes de Cristo. No Brasil é uma prática muito comum representativa para a cultura popular. É uma herança deixada pelos índios. As índias faziam brinquedos de barro para os filhos e objetos domésticos como gamelas, tigelas, potes e modelavam de acordo com sua criatividade e necessidade.
O artesanato de barro é uma produção espontânea que parte da sensibilidade e ingenuidade do artesão." (MACHADO, 2007, web)








Aprendemos que a música para os povos indígenas tem grande importância:


"Associada ao universo transcendente e mágico, a música para a maioria dos povos indígenas brasileiros é utilizada em rituais religiosos, socialização, ligação com ancestrais, magia e cura. Está presente em festas comemorativas, sazonais, guerreiras, tiros de passagem e congraçamento entre as tribos.

Os instrumentos indígenas, do ponto de vista da sua utilidade, podem servir para a comunicação ou para funções propriamente musicais. Dessa forma, a obtenção do som entre os índios é uma mensagem sonoro-musical destinada a diversos fins." (GASPAR, 2012, web)


Então, conhecemos e tocamos uma flauta típica da cultura indígena.

  


Para finalizar nossa semana especial de dia do Índio, confeccionamos nosso "Cocar", adorno muito conhecido pelas tribos americanas, utilizado para enfeitar a cabeça.














RESPEITO AOS ÍNDIOS

Os índios merecem todo o nosso

respeito, carinho e amor.
Até hoje algumas tribos vivem em aldeias, preservando com garra sua própria raça.
Quando os portugueses aqui chegaram já encontraram os índios vivendo e tomando conta das nossas terras.
Os índios respeitam e preservam a Natureza. Amam os animais e cuidam com carinho, amor e imenso respeito da nossa fauna e da nossa flora.
Vivem em contato com a natureza e consideram-se os verdadeiros donos das terras.
Os índios seguem uma alimentação natural e saudável, por isso geralmente são fortes, risonhos e felizes, principalmente aqueles que não têm contato com os homens brancos.
Adoram caçar, pescar e plantar! Tirando da terra sua alimentação e sobrevivência preferem viver longe da civilização, pois têm sua própria cultura e suas próprias leis.
Vamos amar nossos índios com todo o respeito que eles merecem!
Eles fazem parte da história do nosso povo!
Eles fazem parte da história do nosso país!
É importante que os índios sejam lembrados todos os dias como nossos irmãos, pois dão exemplo de pureza e dignidade sempre.
Adoradores da lua e do sol vivem em perfeita harmonia com mares, rios e florestas!
Verdadeiros donos das nossas terras! 
(Antonio Marcos Pires)



Todo nosso respeito e gratidão a esse povo que com sua cultura simples e pura nos ensinam a importância de valorizar tudo o que a natureza tem para nos oferecer.

Até a próxima,
Profª Fabíula e Claudia



Nenhum comentário:

Postar um comentário