segunda-feira, 27 de abril de 2015

Vamos brincar de Índio? Infantil III, Mat./Vesp. - Professora Jessica Novak



Explorar este tema com as crianças oportunizou o conhecimento de um grupo social diferente, auxiliando também na construção de conceitos sobre a sua identidade e contexto social, observando as semelhanças e diferenças dos costumes e formas de viver.

Conversamos sobre o índio de antigamente que vivia nas florestas e matas, conhecendo seus costumes e os vivenciando. Realizamos também um comparativo com o índio de hoje, que realiza atividades ocidentais assim como nós.



Observamos objetos utilizados para a caça, vestimentas e fotos das pinturas utilizadas, bem como seus significados.

Os índios nos ensinam diversas coisas, mas dentre elas uma muito importante, o cuidado com a natureza e tudo o que há nela!
Falamos sobre este cuidado e então resolvemos homenagear este povo maravilhoso realizando uma linda "arte"com o que a natureza nos oferta!
Fomos em diversos locais da escola pegar a nossa matéria prima - folhas secas, pois não podemos tirar nada da natureza que ela ainda esteja necessitando, como as folhas presas nas plantinhas.




Uma paradinha para a foto!





Depois de recolhermos as folhas, pintamos o fundo de nossa obra e a finalizamos com a colagem das folhas, para recriarmos a figura de uma linda árvore que representa a natureza cuidada pelos índios e por nós, agora com ainda mais carinho!

















Para ilustrar o viver ao ar livre vivenciado pelos índios constantemente, lanchamos fora da sala! Foi uma delícia!




Vamos brincar de índio? Com os cocares que fizemos e com uma pintura no rosto para representar assim como os índios nossos sentimentos, que neste caso era de muita alegria, dançamos e cantamos! Foi muito divertido e especial!










E para finalizar esta semana de comemoração fomos assistir uma divertida sessão de cinema. Onde aprendemos um pouco mais sobre os índios e seu cuidado com os animais e a natureza!





Sem dúvidas foi uma semana repleta de boas experiências e aprendizados!
Não percam a próxima postagem!
Beijos carinhosos das Profes,
Jessica Novak, Alessanda e Larissa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário