segunda-feira, 14 de março de 2016

" Identidade e Autorretrato" " Infantil V" Professora: Nany Ferreira

 “Hora de se conhecer”



            As atividades com espelho ajudam as crianças a construírem a sua identidade e a entender os limites do próprio corpo. Através de caras e bocas, as crianças fazem caretas, imitam os colegas e exploram expressões.
       Começa então a autodescoberta, uma exploração sensorial relacionada ao desenvolvimento psicológico, essencial para que a criança se perceba como alguém autônomo e com domínio de si.



 


 








Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos. Esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada criança. 





"O mais indicado é criar situações em que os pequenos descubram suas particularidades e proporcionar à eles momentos de interação com os colegas, sejam eles da mesma idade, mais novos ou mais velhos",






 Os espelhos são muito importantes nesse processo. Eles estão presentes tanto nesse espaço quanto em sala de aula. É comum ver crianças que passam e voltam,  é uma maneira de a criança conhecer-se e enxergar-se como membro do grupo.





 Após a observação, as crianças desenharam seu                   autorretrato com diferentes cores e formas.






















Numa dinâmica interessante, um a um, meninos e meninas foram para a frente do espelho se apreciar. "Todos se conheceram melhor e perceberam que eram diferentes dos colegas". De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,  o espelho é um importante instrumento para a construção da identidade. "Ele permite visualizar e confirmar a imagem que construímos de nós mesmos."


















 Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal".




































Encerramos mais uma postagem do Infantil V

Até a próxima!

Beijinhos: Professora: Nany Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário