segunda-feira, 14 de março de 2016

Quem sou eu? Qual é a minha identidade? Infantil II - Profª Fabíula

Ao frequentar a Educação Infantil, a criança vive um momento de muitas mudanças de uma só vez. Afasta-se parcialmente do convívio familiar e cria novas relações afetivas com outras pessoas. Além disso, nessa faixa etária, a criança está em processo de descoberta do mundo que a cerca, está curiosa e atenta para colher informações e questionar inúmeras situações.
Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil, "a construção da identidade se manifesta através das interações com o outro. A identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguindo de todas as características físicas, modo de agir e de pensar e da história pessoal".
A sequência didática "Quem sou eu?", vem proporcionar a construção da identidade da criança como um todo, construindo laços de amizade e desenvolvendo a boa convivência da turma. 

Partindo desse pressuposto iniciamos nossas aprendizagens com a construção das fichas de chamada.






Em roda de conversa discutimos quais combinados são importantes para termos uma boa convivência em sala de aula.









Após pintar os combinados que escolhemos, realizamos a confecção de dois cartazes. Um com os comportamentos que deixam todos felizes e outro com as atitudes que nos deixam tristes em nosso convívio diário.




  




  


Para começar a trabalhar a noção de esquema corporal fomos até a pista de corrida da escola. Com o objetivo de desenhar nossos corpos no chão para então, nos perceber e completar o esquema corporal.


  



  




Em sala de aula transferimos nossa aprendizagem para o papel.




E juntos procuramos em revistas as características que faltavam para completar o esquema corporal do nosso "boneco especial", nome escolhido pelas crianças.







Com canetinha desenhamos do nosso jeito as roupas, sapatos e acessórios faltantes.


  



Nossas aprendizagens sobre o tema identidade estão apenas começando.
Aguardem as próximas postagens!

Beijinhos,
Professoras Fabíula e Claudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário