segunda-feira, 11 de abril de 2016

"Aula de Artes" Infantil V Professora: Nany Ferreira


ARTES! 
                   Por que ensinamos arte na Educação Infantil?
 As aulas de artes não têm uma aplicação objetiva na vida da criança – nem pais nem professores esperam que elas se tornem artistas quando adultas. Ainda assim, a pintura, o desenho e os trabalhos manuais são parte relevante do currículo infantil, inclusive destacado como uma das áreas de conhecimento do Referencial Curricular Nacional.




Toda criança desenha. Pode ser com lápis e papel ou com caco de tijolo na parede. Agir com um riscador sobre um suporte é algo que ela aprende por imitação - ao ver os adultos escrevendo ou os irmãos desenhando, por exemplo. "Com a exploração de movimentos em papéis variados, ela adquire coordenação para desenhar".




Toda criança gosta de desenhar, certo? Com lápis de cor, tinta guache ou na areia, os pequenos  desenham suas casas, famílias e plantas, e, depois, mostram o resultado, orgulhosos, mesmo que sejam apenas alguns rabiscos. Desenhar é uma característica importante do ser humano.









"A arte, ao longo da vida estudantil, tem um papel fundamental na construção de um indivíduo crítico, fornecendo-lhe experiências que o ajudem a refletir, desenvolver valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo que o cerca".













Objetivo desta atividade é representar as características existentes nas expressões faciais, as quais são compostas por movimentos de sobrancelhas, bocas e olhos, movimentos esses que são utilizados para  mostrar emoções importantes e necessárias para expressarmos nossas emoções de uma forma geral.





A atividade foi realizada em duas etapas. A primeira etapa foi a observação do rosto e a segunda foi produzir com caneta de retro projetor em papel transparente o que observaram.













                     Muito atenciosos realizaram a atividade com entusiasmo!














Hora de pintar e deixar a atividade colorida.












Vamos conferir como ficou cada atividade?
















E assim encerramos uma deliciosa postagem, mostrando um   pouquinho das nossas aulas de artes.

                                   Em breve mais novidades! 

                            Beijinhos: Professora Nany Ferreira

Um comentário: