A matemática está presente em nossa vida desde o nascimento, onde tudo gira em torno de números, medidas, operações, figuras geométricas; através dos meios de comunicação que demonstram uma infinidade de informações da linguagem matemática.
No brincar a criança entra em contato com essa linguagem para marcar a
passagem do tempo, medir distâncias, distinguir o pesado do leve, ter
conceitos espaciais como em cima e embaixo, fora e dentro, frente e
atrás.
“As
noções básicas em matemática, lógica e geometria começam ser elaboradas
a partir dos 4/5 anos de idade, portanto é vital que a base seja
sólida, bem construída e bem trabalhada, para que nela se assentem os
conhecimentos matemáticos futuros. Mas é importante lembrar que
estimular o raciocínio lógico-matemático é muito mais do que ensinar
matemática – é estimular o desenvolvimento mental, é fazer pensar”.
(REIS, 2006, P.9)
E assim, de forma lúdica nossas crianças somaram, diminuíram, brincaram, fizeram perguntas, deram respostas. Foi muito gostoso ver a participação e a alegria das crianças durante a atividade.
Brincando, jogando, cantando, ouvindo histórias, o aluno estabelece
conexões entre seu cotidiano e a Matemática, e entre a Matemática e as
demais áreas. O jogo e a brincadeira favorecem a lateralidade,
psicomotricidade, coordenação motora, autoestima, ou seja, envolve todo
o domínio do esquema corporal.
Com as mãos de EVA, as crianças puderam aprender ainda mais a matemática, brincando e interagindo com os amigos!
Brincando...
Aprendendo...
Somando...
Esta atividade levou os alunos a refletirem sobre a importância do número e sua utilidade em nosso cotidiano.
Em breve mais novidades!
Beijinhos
Professora: Nany Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário