quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Infantil IV e V- Soldadinho do Espaço, Higiene Bucal e Capitão Fio Dental

Zé Dentinho, o Soldadinho do Espaço

As atividades que seguem se referem a um tema muito importante, a época em que as crianças iniciam a troca dos dentes!  Este período traz muita insegurança para a turminha por isso todos os anos gosto de contar esta história e de acordo com a idade vou explicando o que acontece. Explico o motivo da troca, falamos sobre o sangramento, o que podem fazer para ajudar o dentinho a soltar e claro sempre falamos sobre a Fada dos Dentes, que carinhosamente, "vem buscar o dente e deixar um dinheirinho em troca, uma moeda"!! É uma forma de incentivar a turminha... 


A fase das trocas esta aparecendo cada vez mais cedo, por isso as turmas do infantil IV também participam. Os amigos que já estão com "janelinha"conversam com a turma sobre como foi a troca, às vezes o dente voa em quedas, acidentes!!! Janelinhas precoces!!! É bom trocar experiências...

 
 As turmas  viram as radiografias com os dentinhos esperando para nascer e manequins exemplificando internamente a boca. Eles são muito curiosos!!!!






A seguir uma atividade mágica:
...a mão virou boca,
...os dedos da mão viraram dentes,
...tinta azul entre os dedos bem encostados virou sorvete!!! 
Pedi às crianças que olhassem a boca dos amigos e observassem como os dentes são juntinhos, tirando a partes das janelinhas. Logo após passar a tinta na mão, escovamos e jogamos água simulando o bochecho, mantendo os dedos juntinhos.
Após, mostramos à turma  a mão fechada e limpa mas quando abrimos os dedos, surpresa!!! Quanta sujeira....o sorvete não saiu.. dedos manchados.
  Contamos com a ajuda do Capitão Fio Dental para limpar entre os dedos, ou melhor, rs, dentes!!!! 
 Agora sim, tudo limpo!!!!




Durante várias atividades estou incentivando o uso do fio dental, ainda negligenciado na cultura brasileira. A cárie interproximal, ou melhor, entre os dentes, aparece nas pessoas quando não usam fio dental. A placa vai se acumulando onde a escova não alcança, até que um dia a pessoa é surpreendida com dor ou mesmo com a quebra no elemento dental. Nas crianças este tipo de cárie é  mais agressiva, precisamos cuidar para que não apareçam!!!



   Nosso amigo Woly veio participar. Coloquei uma borrachinha entre seus dentes para simular um grão de milho, as crianças escovaram...escovaram mas o grão não saiu. Mais uma vez precisamos do Capitão Fio Dental!!!








 A seguir algumas fotos das atividades de escovação...









Chegamos ao final de mais uma postagem, conversem com a turminha sobre as atividades e ouçam histórias muito engraçadas sobre as bactérias e os Super Heróis da Boca!!!
Um abraço, 
Drª Heliana R. Yamamoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário